domingo, 26 de setembro de 2010

Top 10 Melhores Filmes Sobre Surdez

FELIZ DIA DO SURDO!
26 de Setembro!
Comemoração de Surdos!
DIA NACIONAL DO SURDO!

Eu selecionei os 10 melhores filmes sobre surdez para postar aqui e recomendo a vocês assistir.

1. Filhos do Silêncio (Children of a Lesser God) (1986)
Baseado no sucesso da Broadway, conta a história de amor de John Leeds (William Hurt), um professor de deficientes idealista e uma decidida moça surda, chamada Sarah (Marlee Matlin). No início , Leeds vê Sarah como um desafio à sua didática. Mas logo o relacionamento dos dois transforma-se num romance tão passional, que rompe a barreira do silêncio que os separa.
Curiosidade: O filme ganhou um Oscar de melhor atriz para surda Marlee Matlin e mais 3 indicações (filme, ator e atriz coadjuvante).

2. E Seu Nome é Jonas (And Your Name is Jonah) (1979)
Pais descobrem que criança que tinha sido diagnosticada como retardada na verdade é surda. O menino vivia numa instituição e retorna então para casa, mas a família se desestrutura com a dificuldade de lidar com o filho. O pai acaba saindo de casa e a mãe sem conseguir se comunicar com o filho, começa a questionar qual o melhor caminho, se mantê-lo na escola que 'força' o menino a se comunicar pela fala ou pela língua de sinais.
Curiosidade: Esse filme é muito conhecido pela comunidade surda.

3. Mr. Holland - Adorável Professor (Mr. Holland Opus) (1995)
Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.
Curiosidade: Esse filme foi indicado por Oscar de melhor ator para Richard Dreyfuss.

4. Som e Fúria (Sound and Fury) (2000)
O filme "Sound and Fury" trata de dois ramos da família Artinian, cada lado conduzido por um irmão, que são o centro de um entusiasmado e esclarecedor debate. De um lado, Chris e Mari são os pais ouvintes de um bebê surdo recém-nascido e decidem implantar seu bebê , para horror de seus parentes surdos. Do outro lado o irmão de Chris, Peter (ambos de família surda) está lidando com o pedido de sua filha que quer um implante, um pedido em desacordo com seu papel de líder do movimento anti-implante.
Curiosidade: Foi indicado por Oscar de melhor documentário.

5. Babel (Babel) (2006)
Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett), um casal de americanos. Ali perto os meninos Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid) manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da babá mexicana; no Japão, onde um homem (Kôji Yakusho) tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha surda (Rinko Kinkuchi) a aceitar a perda; no México, para onde a babá (Adriana Barraza) acaba levando as crianças; e ali mesmo, no Marrocos, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um ato terrorista.
Curiosidade: Esse filme recebeu 1 Oscar de melhor trilha sonora e mais 6 indicações, a atriz que fez papel da surda japonesa recebeu uma indicação de melhor atriz coadjuvante.

6. O País dos Surdos (Le Pays des Sourds) (1992)
Como é percebido o mundo por milhões de pessoas que, desde seu nascimento, vivem no silêncio? Com Jean-Claude, Claire, Florent, Abou, Marie-Hélène e alguns outros, Nicolas Philibert nos faz penetrar e descobrir esse país longínquo, reinado pelos sistemas de comunicação.

7. O Milagre de Anne Sullivan (Miracle Worker) (1962)
A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.
Curiosidade: As atrizes Anne Brancoft (que fez o papel de Anne Sullivan) e Patty Duke (que fez o papel de Hellen Keller) ganharam os Oscars de melhor atriz e atriz coadjuvante, respectivamente.

8. A Música e o Silêncio (Jenseits der Stille) (1996)
Desde a mais tenra idade, Lara serviu de intérprete para seus pais surdos, ajudando-os a se comunicar com o outros. Já crescida, ela demonstra grande talento musical. É quando surge um dilema em sua vida pois, se quiser abraçar uma promissora carreira, terá que mudar-se para Berlim.
Curiosidade: Esse filme alemão recebeu uma indicação de Oscar do melhor filme estrangeiro.

9. Black (Black) (2005)
O filme narra a história de uma jovem cega e surda. Por sua deficiência, é uma garota confusa, triste e violenta. Vive, assim, a escuridão. Até que conhece um professor que irá guiá-la a um outro universo. A jovem então encontrará o caminho da luz. Baseado no filme O Milagre de Anne Sullivan.
Curiosidade: Esse filme da Índia ganhou 11 prêmios do Filmfare Awards (inclusive melhor filme, ator, atriz, atriz coadjuvante e outros), que é como "Oscar indiano".

10. Gestos de Amor (Dove Siete? Io Sono Qui) (1993)
Esse filme italiano conta que a mãe não aceita a condição de seu filho surdo. Como Não aceita manda-lo para uma escola especial, a tia o ajuda a integrá-lo em grupo de surdos, ensinando-lhe a língua de sinais.

Abraços, GDJ!

2 comentários:

DaniButterfly disse...

Olá adorei o blog... Tva checando sua lista de filmes sobre surdez e vi que vc postou GESTOS DE AMOR, eu não acho esse filme abençoado em lugar nenhum,vc tem ideia de onde posso arranjar? Bjusss

DaniButterfly disse...

Olá adorei o blog... Tva checando sua lista de filmes sobre surdez e vi que vc postou GESTOS DE AMOR, eu não acho esse filme abençoado em lugar nenhum,vc tem ideia de onde posso arranjar? Bjusss